Parque Natural da Serra da Estrela






Nome: Parque Natural da Serra da Estrela
Distrito: Guarda e Castelo Branco
Concelho: Covilhã, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia







Características: Com os seus 101.000 hectares este parque é a maior área protegida portuguesa. É um importante ponto de atracção turística, graças não só à grandiosidade da paisagem, mas também por albergar o ponto mais alto do território continental português (1993 m).
Sujeita a elevadas precipitações anuais, que são, com frequência, de neve durante os meses de Inverno, dela nascem cursos de água importantes como o rio Mondego, maior rio inteiramente português, o rio Zêzere, afluente do Tejo, e o rio Alva, afluente do Mondego, além de outros de menor importância mas de corrente permanente que são afluentes quer do Mondego quer do Tejo.
         Para além disso, na Serra da Estrela encontram-se granitos que formam afloramentos por vezes vigorosos e uma ampla vastidão de rochas xistosas. Esta serra esteve ainda coberta por glaciares, que deixaram as suas marcas em algumas paisagens, como os vales glaciares de Manteigas e de Loriga. É possível encontrar blocos erráticos (blocos transportados pelos glaciares e que ficam a descoberto após a sua fusão) que se distribuem anarquicamente por várias encostas.
No que diz respeito à flora podemos destacar a giesta, a urze, o carvalho negro e o zimbro, mas a serra serve também de refúgio a inúmeras espécies animais, como a águia-de-asa-redonda, a raposa, a codorniz, a toupeira-da-água e a lontra. Os lobos parecem ter desaparecido por completo, mas não os famosos cães da serra da Estrela que protegiam os rebanhos de ovinos e caprinos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário