Nome: Parque Natural do Alvão
Distrito: Vila Real
Concelho: Mondim de Basto e Vila Real
Características: Criado em 1983, o Parque Natural do Alvão - uma área protegida relativamente pequena (7365 hectares) entre os concelhos de Vila Real e Mondim de Basto - é um refúgio fulcral para várias espécies. Outrora, entre as zonas mais elevadas do sistema montanhoso do Alvão e do Marão, era possível avistar com frequência a emblemática águia-real, hoje praticamente extinta. Actualmente, subsistem no interior do parque diversas espécies faunísticas, típicas de montanha. É o caso do lobo, do gato-bravo, da toupeira-de-água e do falcão-peregrino, entre outras.
Com um relevo variado, o Parque Natural do Alvão apresenta duas importantes e definidas áreas: uma zona mais alta (que chega aos 1339 metros de altitude), abrangendo a serra do Alvão e o planalto de Lamas de Olo, e uma zona basal (até aos 250 metros), onde estão localizadas as povoações de Ermelo e de Fervença e os vales por onde corre o rio Olo. No que diz respeito à flora, carvalhos e vidoeiros representam uma área coberta pouco importante em termos de superfície, possuindo, no entanto, um valor quer ecológico quer paisagístico muito importante.
Para além disso, manchas de granito que assumem as mais variadas formas ocupam o essencial da área oriental do Alvão, destacando-se em termos de paisagem a zona de Arnal, onde se podem observar os relevos da denominada "catedral de Arnal". Bancadas de rochas metamórficas (xistos, quartzito) surgem por sua vez na área ocidental da serra: bancada de quartzito das Fisgas ou os flancos de xisto do vale da ribeira da Fervença, toda ela moldada por socalcos.
Sem comentários:
Enviar um comentário