Parque Natural da Arrábida






Nome: Parque Natural da Arrábida
Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal
Características: O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de 10.800 hectares, situada entre a vila de Sesimbra e a cidade de Setúbal, o monte de Palmela e o mar, abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
 A originalidade da paisagem deve-se, quer a particularidades das suas características naturais, quer à remota humanização destes espaços que, em termos gerais, se foi desenvolvendo em harmonia com com o ambiente natural.
O conjunto de acidentes de relevo que constituem a cadeia Arrábica, inclui elevações periféricas do Parque Natural, como sejam as Serras de S.Luís, Gaiteiros, S.Francisco e Louro e atinge o seu mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto da cadeia com o mar.
A vegetação da Arrábida é geralmente citada como um dos elementos mais importantes deste Parque Natural. O seu valor científico e o estado de conservação em que se encontra levaram à inclusão desta área protegida na Rede Europeia de Reservas Biogenéticas, programa do conselho da Europa que tem como objectivo a protecção dos elementos mais representativos da flora , fauna e zonas naturais europeias.
 A sua origem prende-se com a história da evolução desta região, que teve o seu início há cerca de 180 milhões de anos , quando ainda estava submersa. Formou-se um relevo acidentado permitindo a diferenciação de micro-climas e a existência de uma grande diversidade de espécies, que nos locais mais favoráveis atingem um porte inigualável. São disso exemplo o folhado, a murta, a aroeira, o medronheiro, o zambujeiro, o aderno, o lentisco e o carrasco.